Quais são os requisitos para se tornar um Jovem Aprendiz?

Descubra as exigências para conseguir o seu primeiro emprego através desse programa. Caso você já tenha 14 anos de idade e esteja pensando em uma forma de se inserir no mercado de trabalho, o programa Jovem Aprendiz pode te ajudar a conseguir isso.

Através de uma lei, conhecida pelo nome de Lei da Aprendizagem, o Governo Federal determinou que todas as empresas de médio e grande porte precisam reservar uma porcentagem das suas vagas para o programa em questão. Portanto, jovens à procura do seu primeiro emprego formal percebem no Jovem Aprendiz uma oportunidade consegui conquistar essa oportunidade no mercado, que antes era bem mais complicada.

Entretanto, é importante destacar que esse tipo de contrato é bastante diferente. Assim, existem algumas regras e também uma série de vantagens para os candidatos que optarem por se candidatar ao Jovem Aprendiz. Ao longo desse artigo você poderá descobrir quais são e se o seu perfil se encaixa ao que é exigido.

Quais são os requisitos para se candidatar a uma vaga de  Jovem Aprendiz?

Primeiramente, vamos abordar os requisitos necessários para que você possa se candidatar a uma das várias vagas oferecidas pelo programa em todo o território brasileiro. De saída, conforme o dito anteriormente, a idade é um fator determinante e somente jovens na faixa etária entre 14 e 24 anos podem tentar ocupar tais vagas.

Entretanto, é preciso destacar que o vínculo com a empresa no programa em questão somente pode durar por dois anos. Devido a isso, existem algumas empresas, como a Caixa Econômica Federal, que limitam bastante a idade dos aprendizes de que contratam. A título de ilustração, a empresa citada somente aceita jovens que possuam 16 e 17 anos de idade.

Além disso, outro fator bastante importante e que deve ser destacado é que como o programa se destina a assegurar uma primeira oportunidade de inserção no mercado de trabalho, os jovens que desejarem disputar uma vaga não podem ter tido as suas carteiras de trabalho previamente assinadas. Ou seja, caso você já tenha formalmente assumido um emprego anterior, não poderá tentar uma vaga pelo Jovem Aprendiz.

Exigências para as empresas que recebem Jovens Aprendizes

Também é importante destacar que independente da empresa em que você trabalhe, é previsto por lei que ela deve lhe assegurar uma formação técnica. Dessa forma, você será preparado para o futuro e, portanto, terá menos dificuldade para conseguir empregos posteriormente. Logo, durante a sua passagem por uma determinada empresa, todo o seu trabalho será supervisionado por um mentor, ou seja, um funcionário que possui experiência na área e poderá transmitir os seus conhecimentos a você.

Além dessa exigência de ensinar aos novos profissionais o ofício, existem também outras coisas que as empresas devem assegurar para os contratados pelo programa. Entre elas está o fato de que o jovem precisa ter um piso salarial, que será proporcional à carga horária trabalhada por ele.

Nesse sentido, é possível destacar que essas cargas podem ser de 4h ou 6h diárias, a depender da etapa escolar em que o candidato está, visto que também é previsto pela legislação que o trabalho não pode interferir nos estudos do aprendiz. Portanto, é importante ter em mente a sua disponibilidade antes de se candidatar a uma vaga, visto que a manutenção de um bom rendimento escolar e poucas faltas ao longo do ano letivo são requisitos para que o seu emprego seja mantido.

Assim como trabalhadores mais velhos, os Jovens Aprendizes também possuem direito a vale transporte, vale alimentação e a outros benefícios. Entretanto, isso dependerá da empresa selecionada e os valores também estão condicionados a uma série de fatores, como a legislação vigente em cada estado brasileiro, que pode influenciar no sentido de valores maiores ou menores para uma unidade da mesma empresa, como no caso dos bancos.

As principais vantagens de se tornar um Jovem Aprendiz

Sem dúvidas, a principal vantagem de se tornar um Jovem Aprendiz é a capacitação que você vai receber. Ao longo da sua passagem por uma determinada empresa, você receberá instrução formal, tanto no âmbito prático, executando as tarefas que forem pedidas pelos seus superiores, quanto no âmbito formal, recebendo explicações acerca de como o trabalho deve ser executado.

É possível afirmar que esse método tem como principal objetivo assegurar que os candidatos do programa tenham a capacidade de empregar futuramente os conhecimentos que forem gerados durante a sua passagem pelo programa Jovem Aprendiz, transformando-os em profissionais competentes no futuro. O modelo em questão é baseado na Metodologia Telessala.

Esse método permite que os cidadãos se tornem mais autônomos e preparados para que os jovens transitem com mais facilidade entre a vida escolar e a vida profissional.

Como conseguir um emprego de Jovem Aprendiz?

Após se certificar de qu todos os requisitos foram devidamente atendidos, chegou a hora de procurar um emprego. Portanto, o jovem que estiver interessado precisará entrar em contato com as instituições responsáveis por recolher as inscrições, que variam de acordo com o estado em que o candidato vive.

Na região Sul, as inscrições para o Jovem Aprendiz são feitas através do Gerar. Entretanto, nas demais áreas brasileiras os candidatos devem procurar pelo CIEE. Esse cadastro pode ser feito de forma totalmente online. Basta que o jovem aprendiz acesse o site das instituições citadas e preencha corretamente os formulários lá presentes.

Entretanto, como existem pessoas que não têm acesso à internet, existem outras formas de se candidatar ao Jovem Aprendiz. Entre elas, é possível destacar o telefone.

É válido destacar, por fim, que as inscrições do programa são completamente gratuitas. Além disso, todos os cursos que o jovem vai receber durante a sua passagem pela empresa são de responsabilidade dela, não gerando também custos para ele.

Para conseguir ingressar em seu primeiro emprego, o jovem passará por um processo de seleção, que é composto por algumas fases diferentes, como a análise de currículo, o contato telefônico, uma dinâmica em grupo, uma redação e, posteriormente, uma entrevista, que será feita de forma individual. Aquele que conseguir cumprir todas as etapas com sucesso estará contratado para o seu primeiro emprego no programa Jovem Aprendiz.

Fonte: https://folhadirigida.com.br/mais/noticias/especiais/quais-os-requisitos-e-como-conseguir-emprego-de-jovem-aprendiz

Como conseguir vaga de Jovem Aprendiz em banco

Jovem Aprendiz Banco do Brasil – Faça sua inscrição