Quais perguntas fazem em uma entrevista de emprego Jovem Aprendiz?

Ao longo do Ensino Médio, os jovens decoram fórmulas de físicas, regras de português além de equações de matemática para cumprir seus estudos. Agora, para conquistar o primeiro trabalho, como Jovem Aprendiz, também é necessário colocar os estudos em prática para conquistar a vaga, que não é nada fácil. Para ajudar os que estão em busca do primeiro emprego e querem se inscrever no programa,  preparamos um guia que irá te auxiliar neste processo.

Para auxiliar os jovens neste momento tão importante da vida, assim como é o ENEM na vida de um estudante, existem algumas técnicas que irão fazer com que você fique mais calmo diante da pressão que certamente irá sentir neste momento, e que te ajudará a gerenciar melhor o seu tempo. Estas técnicas poderão te ajudar muito ao longo do processos, fazendo com que você atinja o seu tão sonhado objetivo.

Com um material de estudo extenso, parece que fazer uma entrevista de emprego para o Jovem Aprendiz requer mais do que alguns jovens podem estar esperando. No entanto,  não é tão complicado assim se você prestar bem atenção em tudo que você precisa para este processo. Iremos te ajudar um pouco com algumas perguntas e respostas que podem ocorrer ao longo de uma entrevista de Jovem Aprendiz que podem facilitar a sua vida, e tornar o processo um pouco menos sofrido.

Como é de conhecimento geral, os recrutadores sabem que os jovens não possuem experiência. No entanto, eles querem descobrir alguns outros detalhes a respeito dos jovens. De acordo com os próprios recrutadores, no momento em que um empresa realiza a entrevista de um jovem, ela quer, de fato, ver a capacidade que este mesmo tem de conseguir crescer. Diante disso, usasse de três coisas para avaliar os jovens.

A primeira delas é a paixão, isso é, os recrutadores querem saber se o jovem em questão gosta de aprender, e se tem paixão pelo cargo que exerce e pela indústria da empresa da qual quer fazer parte.

Outra coisa que leva-se em consideração é a comunicação, isto é, eles querem saber se o jovem consegue ter uma boa comunicação, que seja eficaz, e consiga interpretar perguntas e instruções que lhes são dadas. Esta inclusive é uma das habilidades mais desejadas.

A colaboração é o último dos três fatores, e com isso os recrutadores buscam avaliar se você irá agregar algum valor ao time de fato, por isso é pedido até que seja feita uma dinâmica de grupo.

Para os que estão recrutando os jovens para as empresas em questão, possuir estas três qualidades profissionais é algo primordial para que os jovens chamem a atenção e consigam de fato a tão sonhada vaga de emprego. Por isso é muito importante se ter em mente no momento de uma entrevista de emprego que estes fatores sejam levados em consideração em suas respostas, visto que isso certamente irá se destacar.

Algo que pode ocorrer também ao longo de uma entrevista para o Jovem Aprendiz é um pedido até mesmo muito comum na vida de todos. Isso por que em algum momento os recrutadores poderão pedir que o jovem entrevistado fale um pouco mais a respeito de si mesmo. Esta situação no entanto, já pode ser comum de alguma forma na vida do jovem, visto que na escola ocorre aquele famoso momento em que todos precisam se apresentar, mas, que normalmente ocorre um verdadeiro branco na mente.

Mas, diferente deste momento, na entrevista do Jovem Aprendiz isso é algo que não pode acontecer de forma alguma. Por isso, iremos dar algumas boas dicas para você conseguir responder a tão esperada e difícil pergunta sobre si mesmo. Primeiro, é importante que você fale um pouco a respeito de sua atuação formação acadêmica, e caso você tenha algum tipo de conquista neste sentido, não deixe de mencionar.

Também é importante neste momento citar a respeito de outras experiências de trabalho que você teve em algum momento da vida, não deixe também de citar a respeito disso, como por exemplo caso você tenha feito algum trabalho voluntário, hobby ou até mesmo em relação a algum tipo de intercâmbio. Se você teve algum tipo de conquista neste quesito, não deixe de forma algum de citar.

Ao longo da conversa, aproveite para explicar um pouco mais a respeito de suas paixões, como por exemplo preferências que você tem, mas que se encaixem com a vaga que você está disputando no momento, para dar ênfase em seu objetivo final. Também aproveite o momento para explicar suas intenções em relação a empresa, que você deseja de alguma forma ajuda-la com seu trabalho, e como esta vaga fará com que você cresça.

Uma pergunta que costuma ser muito feita aos candidatos, para avaliar se os mesmos fizeram de fato o dever de casa, é a respeito do que os candidatos em questão sabem a respeito da empresa que estão querendo fazer parte.

É preciso então, estudar um pouco a respeito da empresa, fatores como o porte da empresa, falar um pouco a respeito do passado da mesma, o momento atual que ela vem vivendo, e também explique como a empresa se encaixa no momento atual da indústria. Além disso, também dê destaque no motivo pela qual você está ansiando fazer parte do futuro da empresa em questão.

Algo que normalmente ocorre nestas entrevista é do entrevistador questionar o motivo pela qual você quer trabalhar na empresa em questão. Por isso, neste momento aproveite para informar o recrutador a respeito do que você sabe dos projetos da empresa, e diga o que você mais gosta em relação a eles. Destaque a respeito da sua possível participação nestes projetos, e como você tem a intenção de ajudar a empresa.

Os recrutadores valorizam os candidatos que demonstram que querem ter um plano de carreira na empresa, por isso, geralmente a pergunta a respeito de onde o candidato se vê em cinco anos é uma das mais comuns de ocorrer. Caso a empresa seja pequena, não diga que deseja um cargo de liderança, mas, cite a respeito dos projetos que você tem a intenção de desenvolver, mencionando sempre as habilidades que quer desenvolver para conquistar isso.

´Por fim, o recrutador geralmente faz um das perguntas mais incômodas, a respeito dos seus maiores defeitos, Neste caso, ele quer somente saber se você consegue realizar uma autocrítica, não se preocupe tanto com isso, e explique tudo em detalhes a respeito de si mesmo, dando exemplos de como isso pode ter te afetado no passado, mas mostrando que você evoluiu.

Jovem Aprendiz Riachuelo – Como fazer seu cadastro

Saiba como concorrer a uma vaga no Jovem Aprendiz da C&A