Melhores dicas sobre o Jovem Aprendiz do EXTRA

Para conseguir atingir o maior número possível de jovens brasileiros e assim contribuir de fato para a inclusão dos mesmos no mercado de trabalho, o governo federal, por meio do Jovem Aprendiz, foi em busca de empresas para ofertar as oportunidades e contribuir para a profissionalização desses jovens.

Pela lei de Aprendizagem, todas as empresas de médio a grande porte brasileiras devem participar do programa e oferecer vagas proporcionais à sua quantidade de funcionários. Por isso que muitas empresas disponibilizam oportunidades de Jovem Aprendiz várias vezes ao ano, atendendo a demanda de todas suas unidades espalhadas pelo país.

A Extra, uma rede de lojas muito conhecida em todo o Brasil, é uma das empresas que oferece vagas de Jovem Aprendiz tanto em suas lojas quanto nos seus escritórios e centros de distribuição. Quem mora próximo à uma unidade da Extra, pode ter a chance de se tornar um Jovem Aprendiz Extra. A seguir, saiba mais sobre como isso é possível e confira os detalhes do programa.

Saiba mais sobre o Extra

O Extra é uma rede de lojas que se denomina como a loja da família e também como a maior loja de informática do Brasil. Tanto em suas lojas físicas quanto na loja virtual, é possível encontrar artigos como móveis, eletrônicos, celulares, notebooks, itens de decoração, roupas e tudo o que você busca para a sua casa ou para o seu lazer. A família Extra está presente em vários estados brasileiros e sempre disponibiliza ótimas promoções e descontos no seu site, para facilitar a compra e o pagamento, permitindo ao povo brasileiro mais facilidade para mobiliar sua casa ou presentear seus familiares em datas especiais.

O Jovem Aprendiz Extra pode atuar em vários setores da empresa, optando por trabalhar em uma das lojas físicas ou na loja virtual. Fazer parte da família Extra pode ser muito gratificante e lhe preparar da melhor forma para o mercado de trabalho.

Jovem Aprendiz Extra

O Jovem Aprendiz Extra disponibiliza oportunidades para todo o Brasil em lojas físicas e também na loja virtual, assim tudo vai depender de onde o jovem reside e de sua escolha pessoal. Optando por atuar em uma das lojas físicas, o jovem poderá atuar nas vendas e no atendimento ao cliente, assim como poderá desempenhar funções internas no estoque e na embalagem dos produtos, contando com o apoio de um mentor.

O mentor irá ensinar ao jovem todas as funções que ele precisa desempenhar e também está lá para sanar dúvidas e acompanhar o desenvolvimento do jovem ao longo do programa. Além disso, o Jovem Aprendiz Extra poderá trabalhar junto de seus colegas para que todos aprendam juntos e possam evoluir.

Juntamente do estágio na Extra, o jovem também poderá participar de um curso técnico profissionalizante na área em que irá atuar, sendo essa a forma perfeita de obter todo o conhecimento e experiência que é exigida pelo mercado para que consiga trabalhar em outras empresas depois.

Requisitos Jovem Aprendiz Extra

Para participar do Jovem Aprendiz Extra existem requisitos que precisam ser atendidos por todos os jovens para que possam se inscrever. Esses requisitos foram criados a partir da Lei de Aprendizagem e são um padrão para todas as empresas, ou seja, elas devem seguir à risca, podendo fazer pequenas alterações que atendam às suas normas.

Para poder ser um Jovem Aprendiz Extra, é necessário ter entre 14 e 24 anos. O jovem deve estar no ensino fundamental/médio ou já ter terminado os estudos. Se ainda estiver estudando, deve ser em escola da rede pública. O programa também atende pessoas com deficiência e, nesse caso, não há uma idade máxima, podendo participar jovens a partir de 14 anos. Para ficar mais fácil, o jovem inscrito também deve morar próximo de uma unidade da empresa.

O programa dá prioridade no processo seletivo aos jovens de baixa renda, ou seja, cuja renda familiar mensal seja de até R$1,8 mil e que a família esteja cadastrada no CadÚnico. Para saber se a sua família possui esse cadastro, basta ir até a prefeitura local, onde o cadastro também poderá ser feito, caso não exista.

Vantagens Jovem Aprendiz Extra

Quem conseguir uma das vagas do Jovem Aprendiz Extra e ser contratado poderá contar com vários benefícios e vantagens. O jovem terá a chance de se capacitar profissionalmente e de forma gratuita por meio de um curso técnico em uma das instituições de ensino parceira. O curso possui duração de até dois anos e oferecerá ao jovem o conhecimento prático e teórico para que ele consiga desempenhar todas suas funções e ser um excelente profissional. Tudo que ele aprender poderá ser colocado em prática e após o término do curso, o jovem recebe um diploma válido em todo o território nacional.

O Jovem Aprendiz Extra também recebe benefícios trabalhistas como qualquer outro funcionário. Os benefícios incluem salário, vale alimentação, vale transporte, 13º salário, férias remuneradas, FGTS, seguro de vida, entre outros. A empresa também deve assinar a carteira de trabalho do jovem ou entregar-lhe um contrato de aprendizagem. Todos esses benefícios são garantidos pela Lei de Aprendizagem, por isso todas as empresas possuem um compromisso em garantir que o pagamento chegue até os jovens.

Inscrições Jovem Aprendiz Extra

As inscrições para o Jovem Aprendiz Extra acontecem pela internet, mas não há uma data específica para a empresa disponibilizá-las. Como já mencionamos, a empresa oferece as vagas conforme a necessidade de cada uma de suas unidades, podendo haver várias vagas de jovem aprendiz sendo ofertadas ao longo do ano. Para participar do processo seletivo, acesse o site https://www.extra.com.br/trabalhe-conosco/vagas.aspx.  Você terá que escolher entre se cadastrar para as vagas das lojas físicas ou da loja virtual. Depois você poderá ver as vagas disponíveis no setor que escolheu e ir na opção ‘Cadastre-se’ para criar o seu perfil e cadastrar seu currículo.

O seu currículo deve estar sempre atualizado com suas informações e é de sua responsabilidade acessar o site e se candidatar para a vaga de interesse. Por isso sempre acesse o site e fique de olho nas oportunidades.

Jovem Aprendiz na TIM – Passo a Passo

Jovem Aprendiz Adidas – Faça sua inscrição