Dicas de como trabalhar de Jovem Aprendiz na Caixa Econômica

O Jovem Aprendiz é um programa muito popular em todo o Brasil, sendo almejado por muitos jovens que estão nos últimos anos do ensino médio principalmente. Ele foi criado há quase 10 anos para promover melhores oportunidades de emprego para esses jovens, visto que ao terminar o ensino médio não possuem nenhuma qualificação para o mercado de trabalho.

O programa cresceu muito desde sua criação e é realizado por médias e grandes empresas de nosso país, de diferentes segmentos. Todos os anos, centenas de novas oportunidades são abertas para o Jovem Aprendiz e mais adolescentes podem se qualificar por meio de um curso técnico e de um estágio.

A Caixa Econômica Federal, por exemplo, é um dos maiores bancos de nosso país e uma grande parceira do programa. A cada dois anos, pelo menos, são abertas novas vagas disponibilizando 2 oportunidades por unidade. Por isso, se há agências da Caixa onde você mora, essa é a sua chance de participar e ser selecionado. A seguir, nós tiramos todas as dúvidas sobre o programa e oferecemos o passo a passo para quem deseja se inscrever. Confira!

Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal é o banco do povo, responsável por administrar alguns benefícios trabalhistas como o FGTS, pagar o Seguro Desemprego e muito mais. É a Caixa também um dos bancos mediadores para o Minha Casa Minha Vida e é ela quem efetua os pagamentos do Bolsa Família. Com certeza ela também não poderia deixar de oferecer vagas para o Jovem Aprendiz.

O banco está presente em todos os estados brasileiros, com agências em grande parte dos municípios. Em munícipios maiores, é possível até encontrar mais de uma agência. Quem deseja participar do programa há grandes chances de atuar em uma das agências, no atendimento ao cliente, na solução de problemas e ajudando os demais funcionários em suas tarefas. Além do mais, quem é Jovem Aprendiz também tem chances de ser efetivado caso se destaque durante o programa.

Benefícios do Jovem Aprendiz Caixa

Ao participar do Jovem Aprendiz Caixa os estudantes usufruem de centenas de benefícios que vão muito além do dinheiro. Os selecionados ganham uma vaga em um curso técnico, onde poderão obter todo o conhecimento necessário para o mercado de trabalho e ainda poderão colocar tudo em prática por meio do estágio na agência. Com o curso técnico e a experiência profissional, esse jovem terá tudo o que precisa para entrar com o pé direito no mercado de trabalho e concorrer com todas as demais pessoas. O curso e o programa duram, no máximo, dois anos.

Além disso, é claro que há os benefícios trabalhistas, pois eles são garantidos pela lei do programa. O jovem contratado irá receber um salário que varia conforme as horas trabalhadas (4 horas diárias para quem ainda estuda e 6 horas diárias para quem já se formou). A lei do programa ainda garante que o jovem receba FGTS, 13º salário, vale transporte, vale alimentação e férias remuneradas. Dependendo da empresa, ela também pode fornecer benefícios extras, como assistência médica, mas isso só acontece em alguns casos.

Trabalhando em uma agência da Caixa você poderá conhecer o dia a dia de um banco, atuar em diversos setores e obter conhecimento sobre várias áreas, e isso pode ser uma grande vantagem no mercado de trabalho. Busque conhecimento ao máximo, seja curioso, desempenhe suas funções corretamente e sempre tire as dúvidas com seus colegas de serviço.

Requisitos do Jovem Aprendiz Caixa

Infelizmente não são todos os jovens que podem participar do Jovem Aprendiz Caixa, pois a lei de aprendizagem estabelece alguns requisitos que precisam ser cumpridos. Por exemplo, para participar, é preciso ter entre 15 e 17 anos completos, além de fazer parte de uma família cuja renda familiar não seja maior do que 50% do salário mínimo. É preciso ainda estar cursando o ensino médio e residir em uma cidade com agência da Caixa.

O programa dá preferência para jovens de baixa renda e por isso, para comprovar a situação de sua família, é essencial possuir cadastro no CadÚnico. Ele é um sistema do governo federal que mantém informações sobre todas as famílias de baixa renda do país. Para fazer o cadastro nesse sistema, basta ir até a prefeitura com os documentos familiares. É possível fazer a qualquer momento, mas sua família precisa realmente ter uma renda baixa para conseguir ter o seu cadastro ativado. Essa é uma forma de você comprovar para a Caixa que realmente está falando a verdade.

Inscrições Jovem Aprendiz Caixa

As inscrições para o Jovem Aprendiz Caixa são muito aguardadas por todo o país. Elas são realizadas online, por uma entidade de ensino parceira do banco, sendo que na maioria dos casos é o CIEE. Os interessados em participar devem acessar o site do CIEE, informar o seu estado e iniciar um cadastro. Com seus dados totalmente cadastrados, você pode pesquisar por vagas de emprego. Ao procurar pela Caixa no sistema, você poderá ver todos os processos seletivos que estão acontecendo no momento e é dessa forma que irá encontrar as inscrições para o Jovem Aprendiz. O site também notifica os cadastrados quando há oportunidades para as regiões onde moram.

Quando encontrar o processo seletivo do programa, você poderá ler todo o edital com as informações e se candidatar. Devemos ressaltar que não há uma data específica para abertura das inscrições: tudo acontece de acordo com a disponibilidade da Caixa e geralmente acontece somente um processo seletivo por ano, sendo que ele disponibiliza vagas para todo o Brasil. Você participa do processo seletivo e se for aprovado, o CIEE entra em contato para repassar as instruções dos próximos passos.

Agora que você já sabe tudo sobre o Jovem Aprendiz Caixa, não perca mais tempo: acesse o site do CIEE e se cadastre o quanto antes. A qualquer momento a Caixa pode liberar o processo seletivo e estando cadastrado no site, você também pode participar de outros processos de outras empresas que oferecem o Jovem Aprendiz. Inscreva-se hoje mesmo!

Saiba como concorrer a uma vaga no Jovem Aprendiz da C&A

Saiba como conquistar sua vaga no Jovem Aprendiz da Claro