Como conseguir vaga de Jovem Aprendiz em banco

Muitas instituições bancárias oferecem vagas para o programa, veja como conseguir a sua. Muitas pessoas atualmente procuram fazer uso do mercado de trabalho para conquistar vagas de Jovem Aprendiz. Isso se deve ao fato de que devido à Lei da Aprendizagem, muitas empresas são obrigadas a reservar uma parte das suas vagas para os jovens. Essa é uma forma de assegurar que a parcela mais nova da população brasileira tenha acesso à sua primeira oportunidade de trabalho, facilitando processos seletivos futuros.

Assim, entre as empresas que mais oferecem vagas dessa natureza estão os bancos, sejam eles públicos, como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, ou mesmo do setor privado, como o Itaú e o Bradesco. Logo, esses ambientes podem ser interessantes para os jovens aprenderem ofícios variados e, assim, conquistarem oportunidades melhores no mercado futuramente.

Entretanto, mesmo com uma oferta bastante alta de vagas, muitas pessoas ainda não sabem o que precisam fazer para se tornar um Jovem Aprendiz em banco.  Portanto, ao longo desse artigo ensinaremos o que é necessário para se candidatar. Dessa maneira, vamos explicar em detalhes tudo o que é necessário para se tornar um aprendiz nas maiores empresas do setor bancário brasileiro.

Acesse os sites dos bancos

Atualmente, é bastante comum que todos os sites de bancos tenham uma sessão chamada “Carreira” ou mesmo “Trabalhe Conosco”, onde são disponibilizadas as oportunidades de emprego disponíveis. Então, nessa sessão é possível encontrar todas as instruções para se candidatar a Jovem Aprendiz naquela empresa.

Logo, um ponto bastante importante e que precisa ser destacado é que os interessados nas vagas devem manter certa atenção nessas sessões para saber exatamente quando as vagas estão disponíveis. Devido à obrigatoriedade de contratação de pessoas inscritas pelo programa do Governo Federal, o currículo com certeza será analisado pelo RH.

Partindo para exemplos mais específicos, caso você queira se tornar um Jovem Aprendiz na Caixa Econômica Federal, por exemplo, basta acessar o site, ir até a sessão Trabalhe Conosco e procurar a página dedicada ao  Jovem Aprendiz para efetuar a sua inscrição. Será necessário preencher algumas informações pessoais, como número de documentos, e isso deve ser feito com atenção e de forma correta, visto que será usado para que o RH entre em contato com você caso considere o seu perfil adequado para o trabalho na instituição.

Os demais bancos, como Santander, Bradesco, Banco do Brasil e Itaú, seguem padrões semelhantes de contratação. Entretanto, existem algumas diferenças entre os benefícios e salários que cada um deles oferece. Portanto, antes de escolher em qual instituição bancária você tentará o seu primeiro emprego, é bastante importante conhecer esses pontos, de forma que você selecione uma que atenda às suas necessidades.

Como conseguir uma vaga de Jovem Aprendiz através do CIEE

Além de usar diretamente os sites das empresas para conseguir a sua vaga de Jovem Aprendiz, outra forma de trabalhar em um banco fazendo uso do programa é o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Esse órgão é responsável por reunir todos os processos de Jovem Aprendiz que estão acontecendo através do seu site.

Uma vez que você esteja no site do CIEE, basta seguir até o canto superior esquerdo e clicar no estado em que você vive. Posteriormente, você precisará preencher um cadastro com as suas informações. É válido lembrar que você pode uar alguns recursos, como um gerador de currículos, durante essa inscrição.

Após preencher todas essas informações, você estará cadastrado na plataforma e poderá ver as vagas que se adequam melhor ao seu perfil. Além disso, as empresas também terão acesso às suas informações e, caso te julguem adequado para ocupar um cargo, entrarão em contato através das informações fornecidas pelo cadastro.

Outras formas de trabalho no Jovem Aprendiz

Caso você ainda não tenha se decidido por uma área específica que deseja seguir carreira e esteja pensando em usar o Jovem Aprendiz como uma forma de testar as suas habilidades, é importante que você saiba que não são somente os bancos que oferecem vagas para o programa. Na verdade, existem empresas diversas, de ramos bastante variados, que aceitam aprendizes atualmente. Portanto, você pode escolher de acordo com os seus gostos pessoais.

Além disso, é muito importante destacar um aspecto que gera insegurança em várias pessoas: a execução do trabalho. De encontro a isso, é importante destacar que o aprendiz pode desempenhar funções diversas durante a sua passagem por uma empresa, mas ele nunca fará isso sozinho e sempre será orientado por um profissional experiente.

Isso se deve ao teor do programa, que mais do que empregar pessoas jovens, busca ensiná-las a trabalhar. Portanto, todo Jovem Aprendiz, independente da área em que está trabalhando, sempre fará o seu serviço na presença de um mentor, que será o responsável por lhe explicar o que é necessário e assegurar que o aprendiz está no caminho certo.

Assim, é possível afirmar que esse programa também foi uma forma encontrada pelo Governo Federal de garantir que bons profissionais serão formados. Isso é extremamente benéfico do ponto de vista econômico, visto que facilitará para que as empresas encontrem bons funcionários futuramente e, portanto, se tornem ainda mais lucrativas, fazendo com que o capital seja movimentado no território nacional. Assim, se além de ter uma primeira oportunidade você também está procurando uma chance de se aprimorar cada vez mais na área que escolheu, sem dúvidas, o Jovem Aprendiz é uma grande oportunidade, que vai abrir vários caminhos para você.

Logo, procure sempre se atentar para as sugestões anteriores e esteja de olho nas principais empresas que fornecem vagas. Assim, o seu futuro se tornará mais garantido e as oportunidades aparecerão em maior número quando você já estiver fora da faixa etária de pessoas empregadas pelo Jovem Aprendiz, que se estende de 14 a 24 anos de idade.

Por fim, um último ponto que precisa ser destacado está ligado às exigências para conseguir uma vaga de Jovem Aprendiz. Nesse sentido, é válido ressaltar que cada empresa possui as suas e que fatores como a idade, por exemplo, podem acabar sendo eliminatórios para algumas, que se interessam mais por empregar candidatos mais jovens ou mais velhos.

Fonte: https://vagasabertas.org/como-conseguir-vaga-de-jovem-aprendiz-em-banco-2020.html

Como conseguir vaga de Jovem Aprendiz rápido?

Quais são os requisitos para se tornar um Jovem Aprendiz?